EDUCAR É UM ATO DE GRATIDÃO AO CRIADOR!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Espaço na Educação Infantil (II)

Die Dorfschule von 1848

O pintor suíço Albert Anker (1831-1910) deixou à posteridade expressivas iconografias que retratam o cotidiano do século XIX. Entre elas, a de um professor, sisudo e austero, com sua batuta à frente da classe “tomando a lição do alunado”.

Durante muitos anos, a figura do professor ficou marcada pela imagem de um senhor de meia-idade, alto e delgado, com giz e batuta nas mãos, com uma pequena lente a cair-lhe sobre o nariz, diante de um quadro-de-giz e cadeiras enfileiradas.

Nesse tempo, o ofício de professor estava relacionado à aula magistral seguida de aprendizagem mnemônica. A sala de aula era um local gélido, com cadeiras enfileiradas e alunos que, estáticos, se esforçavam para decorar as lições régias explanadas pelo professor do alto de seu pedestal. As experiências, caso existissem, eram feitas diante dos alunos e não por eles. Ignorava-se o aluno e como ele aprende e, priorizava-se o professor e a matéria. Pouca importância era dada ao espaço-ambiente de aprendizagem. Mas segundo Gandini

  • o espaço reflete a cultura das pessoas que nelas vivem de muitas formas e, em um exame cuidadoso, revela até mesmo camadas distintas de influência cultural. [1]

Neste período as transformações sociais eram fomentadas pela revolução industrial, que via no desenvolvimento da indústria e do comércio a solução para os problemas do atraso medieval. As reservas híbridas e florestais ainda mantinham-se intactas e não se acreditava que o progresso sucatearia a vida e a mão de obra humana, além de colocar o planeta em perigo. Todavia, o cenário socioeducacional no mundo e, portanto, no Brasil, mudou e está passando por profundas transformações.

No limiar do século XXI, procura-se uma formação que desenvolva nos educandos autonomia, criatividade, competências e fraternidade. Diante dessa cenário, fala-se mais em processos de aprendizagem do que em estratégias de ensino.

Os educadores priorizam o aluno e os seus processos cognitivos e procuram desenvolver estratégias de ensino que facilitem o aprendizado individual. Os professores são dinâmicos e responsáveis por organizar e dirigir situações de aprendizagem – é um facilitador. Os alunos são mais valorizados do que a matéria e respeita-se o ritmo de aprendizado individual. As aulas são dinâmicas, interativas e participativas, a sala de aula, esta transformou-se em um atelier de saberes, interações e oportunidades – um pequeno universo que encanta e desafia pela sua diversidade.

Nisto entendemos que a escola que busca a excelência educacional não pode ignorar o espaço-ambiente de aprendizagem, como mera teoria pedagógica, mas organizá-lo a fim de que os educandos sejam estimulados à aprendizagem. Não podemos viver no século XXI reproduzindo sem qualquer reflexão o espaço físico das escolas tradicionais.

Notas

GANDINI, Leila. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In EDWARDS, Carolyn (et al). As cem linguagens da criança – A abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. São Paulo; ARTMED.

Crédito das imagens: http://www.commons.wikimedia.org

Título da imagem 2: "The school exam", 1862 - A. Anker.

Leitura Complementar

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna: Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquias e espaço escolar. In Educ. Pesqui. v.34 n.3 São Paulo set./dez. 2008.

Alfredo Veiga-Neto: De Geometrias, Currículo e Diferenças. In Educ. Soc. v.23 n.79 Campinas ago. 2002.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Espero passar por ele mais uma vez.

    Zilma - SP.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa em criar um blog para a reflexão sobre os assuntos pertinentes da educação. Vejo que estás tão bem inteirado que navega facilmente nos pensamentos dos mais renomados autores da educação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Somos priveliadas em ter um veículo de comunicação que trata de assuntos relacionados com a educação infantil.Que Deus continue abençoando seu ministério.
    Visite-nos www.consagracaoaddosalvadorlyra.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Seja bem-vindo ao Educar, Viver e Aprender.